Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lc. 16:13
Paramos para reabastecer. Éramos seis, o motorista, quatro passageiros e o carro. O carro eu entendo, trabalhou 8 horas a fio, sem se alimentar, o motorista também, apesar do esforço ser menor, mas os 4 passageiros, por que teriam que reabastecer? Não consumiram, ou melhor, não produziram! Mas comeram, e como! O carro coube menos gasolina que neles coube comida. Consumimos o valor necessário para nossa alimentação mas se atravessássemos a rua, em outro restaurante, o valor poderia ser bem maior.
Mais que os objetos de nosso uso como o carro que precisa de gasolina, somos consumidores. Consumimos mesmo parados. Nosso organismo precisa de energia para viver. Por natureza somos consumistas, mesmo que não sejamos compulsivamente consumistas, consumimos.
É como com o pecado. Mesmo não vivendo na prática do pecado, somos pecadores e temos que vigiar. Escolhemos ser santos mas sem vigiarmos, o pecado volta a nos consumir pela natureza da carne que consome.
Nesta época de festas, nós consumidores por natureza temos um dilema: é quase que uma obrigação consumir mais que o normal. Como na viagem, nesta época produzimos pouco e compramos demais, comemos demais e tudo o que fazemos costuma ser em excesso. Vira uma espécie de culto ao consumismo. E Jesus nos alerta sobre isto.
Não podemos servir a Deus e a nosso consumismo. Ou nos submetemos ao Espírito Santo e temos um tempo de festa com o equilíbrio necessário, gastando apenas o que podemos e comendo o necessário ou vamos deixar o deus Mamon nos guiar nestes dias e transformar a nossa festa em dívidas para pagarmos e quilos a dispensarmos por todo o ano de 2011.
Duas áreas mais difíceis de exercitarmos o fruto do espírito! Finanças – fidelidade nos dízimos e equilíbrio nos gastos. Estamos em nossa casa em tempo de ajuste, por mudanças que vamos ter no ano que se aproxima e por causa de toda esta onda de aumento que cerca a família brasileira na trasição presidencial; e comida – o risco é o mesmo da bebida ou outro vício!
Precisamos pedir ao Espirito Santo que nos oriente e nos faça crescer. Mas se você não conseguir e tiver mesmo que gastar muito, me põe na sua lista! Feliz natal, ano novo cheio dos frutos que voce semea no dia-a-dia!
Cleydemir (dez. 2010)
0 comentários:
Postar um comentário