Subscribe:

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

QUEM É SEU DEUS EM TEMPO DE FESTA!


Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Lc. 16:13

Paramos para reabastecer. Éramos seis, o motorista, quatro passageiros  e o carro. O carro eu entendo, trabalhou 8 horas a fio, sem se alimentar, o motorista também, apesar do esforço ser menor, mas os 4 passageiros, por que teriam que reabastecer? Não consumiram, ou melhor, não produziram! Mas comeram, e como! O carro coube menos gasolina que neles coube comida. Consumimos o valor necessário para nossa alimentação mas se atravessássemos a rua, em outro restaurante, o valor poderia ser bem maior.

Mais que os objetos de nosso uso como o carro que precisa de gasolina, somos consumidores. Consumimos mesmo parados. Nosso organismo precisa de energia para viver. Por natureza somos consumistas, mesmo que não sejamos compulsivamente consumistas, consumimos.

É como com o pecado. Mesmo não vivendo na prática do pecado, somos pecadores e temos que vigiar.  Escolhemos ser santos mas sem vigiarmos,  o pecado volta a nos consumir pela natureza da carne que consome.

Nesta época de festas, nós consumidores por natureza temos um dilema: é quase que uma obrigação consumir mais que o normal. Como na viagem, nesta época produzimos pouco e compramos demais, comemos demais e tudo o que fazemos costuma ser em excesso. Vira uma espécie de culto ao consumismo. E Jesus nos alerta sobre isto.

Não podemos servir a Deus e a nosso consumismo. Ou nos submetemos ao Espírito Santo e temos um tempo de festa com o equilíbrio necessário, gastando apenas o que podemos e comendo o necessário ou vamos deixar o deus Mamon nos guiar nestes dias e transformar a nossa festa em dívidas para pagarmos e quilos a dispensarmos por  todo o ano de 2011.

Duas áreas mais difíceis de exercitarmos o fruto do espírito!  Finanças – fidelidade nos dízimos e equilíbrio nos gastos. Estamos em nossa casa em tempo de ajuste, por mudanças que vamos ter no ano que se aproxima e por causa de toda esta onda de aumento que cerca a família brasileira na trasição presidencial; e comida – o risco é o mesmo da bebida ou outro vício!

Precisamos pedir ao Espirito Santo que nos oriente e nos faça crescer. Mas se você não conseguir e tiver mesmo que gastar muito, me põe na sua lista! Feliz natal, ano novo cheio dos frutos que voce semea no dia-a-dia!

 Cleydemir (dez. 2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!