Subscribe:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CURA PARA O MAIOR MAL DA ALMA (Os. 14.4)

Quando a mulher me perguntou se o vício de pornografia do marido era traição, ele ficou indignado, como se fosse um grau menor de pecado. Mas toda energia – física ou mental -, emoção e tempo que deveria ser dispensado a família e é investido em outra pessoa ou coisa, é infidelidade. A mesma coisa em relação a Deus; a infidelidade não é um grau menor de pecado, é pecado. Isto é muito claro no livro de Oséias e Deus insiste em nos curar pois este é o maior mal do coração, que respinga em todos os que estão perto.

Por causa dela veio sobre nós "o poder da sepultura" (3.14) alimento com sabor de vento (12.1) engano, ladrões nas casas, bandidos nas ruas (7.1) e quando o sentimento é positivo é apenas um "amor como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo se evapora" (6.4) e "por isso, suas filhas se prostituem e suas noras adulteram," (4.13c) Israel rejeitou o que é bom" (8.2b) será que algo tão grave tem cura?

A infidelidade é um lugar para onde levamos o nosso coração. A ordem é: "volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus". (14.1) como o filho pródigo, a nação foi conduzida por seus desejos e escolhas para a destruição e a volta dependia de uma atitude e de uma fala: "preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios" (2)

Depois de voltar e falar, em confissão de pecados, a atitude seguinte seria declarar nunca mais voltar à Idolatria: "nunca mais diremos: Nossos deuses àquilo que as nossa próprias mãos fizeram, por que tu amas o órfão" (3) nossa facilidade para transformar em deus as coisas em nossa volta é diabólica e quase nunca percebemos isto. Como o marido em suas brincadeirinhas, acreditamos que isto ou aquilo nem é tão importante, portanto, não deve ser considerado como idolatria, até que venha o peso do pecado e a destruição.

Mas Deus é grande em misericórdia e é Ele mesmo que propõe a cura. "Eu os curarei", "eu os amarei," "eu os atrairei com laços de amor", "como posso desistir de você?", "eu me casarei com você com fidelidade" , "plantarei para mim mesmo, tratarei com amor".

A vida familiar de Oséias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses. Não podemos mais fazer nosso Senhor esperar. "Semeiem a retidão para si e colham o fruto da lealdade, e façam sulcos em seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor até que Ele venha e faça chover justiça. (10.12) que venha a cura de Deus. Que tudo que semeamos se edifique para a glória dEle.

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!