Subscribe:

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O QUE TEM DE NOVO NO ANO NOVO.


Olhei o calendário. É igualzinho ao de 2012, salvo o detalhe de que não tem marca para o mundo acabar. Olhei a semana. É igualzinha a anterior, 7 dias, começando no domingo e terminando no sábado. Minhas contas a pagar também são as mesmas, com alguns acréscimos. O que tem de novo no ano novo? As promessas que fazemos? Poderíamos, como ouvi noutro dia, prometer cumprir as promessas não cumpridas nos últimos anos; ou será que só eu não cumpri algumas? Mas, vamos pensar em algumas coisas importantes neste tempo:

1. Lidar com as frustrações. Acredito que um pouco da frustração de não cumprimento tem a ver com o fato de imaginar uma mágica para o ano novo. Como se o calendário mudando fosse trazer automaticamente mais força, mais motivação, mais assertividade! É o mesmo fenômeno que levou pessoas a esperarem o final do mundo fora do contexto bíblico (21/12). Como se esperassem mudanças vindas de fora.

2. Desejar. Força, coragem, prudência, paz, alegria, moderação e outros desejos para o ano novo só se concretizam se forem fruto do Espírito. Não vem com mudança de calendário mas com intimidade com Deus, através da ouvi-lo diariamente na Palavra, através da oração, através de um coração rendido a seus pés, não como um adorador que sabe a senha do céu, mas como uma criança que sabe que nada pode sem O Pai.

3. Planejar. Não podemos não planejar nada, mas temos que saber que há um plano maior que o nosso, o de Deus. Nosso planejamento implica inclusive em nos empenhar em estudo, em crescimento acadêmico e social, mas tudo deverá ser considerado como esterco para adubar o plano maior sobre nós. Isto nos livra de grandes frustrações! (Tg. 4.13-16)

4. Investir. Se fizermos muitas promessas, muitos planos mas ficarmos esperando as coisas acontecerem sem nenhum investimento e sem mudanças, será tudo do mesmo jeito. Mesma semente, mesmo fruto. Mude a semente. Invista no terreno, adube, limpe, poupe. Não há investimento seguro sem planejamento. Não há nenhum investimento sem poupança. Não há poupança sem sacrifício.

5. Curtir! “Basta a cada dia o seu mal”; “sede agradecidos”; “Em tudo daí graças”; “tendo o que comer e com o que se vestir...”; “não andeis ansiosos por coisa alguma” – todas estas expressões bíblicas nos sugerem aprender a viver bem com o Deus nos deu sem inveja nem ciúme, com alegria e contentamento.

Então, para não perder o costume vou declarar que neste ano novo te desejo: felizes momentos que permaneçam por toda a vida; liberdade para voar e alcançar os seus mais lindos sonhos; incrível visão do certo e do errado. Compreensão e sabedoria presente em todos os momentos e o desejo de lutar sempre pelo melhor!
Com Cristo no Centro,
Cleydemir

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!