Subscribe:

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SABEDORIA, PLANO E DISCERNIMENTO

Há três coisas que precisamos investir e pagar: sabedoria, planos e discernimento. No livro de provérbios que terminamos de ler esta semana, são três palavras muito valorizadas.

Sabedoria começa com o temor do Senhor. Desviando-se do pecado e do homem violento, passando pela diligencia e perseverança no trabalho e na honestidade e se ancorando em hábitos simples como falar pouco - "pois quem tem conhecimento é comedido no falar... até o insensato passará por sábio se contiver a língua..." ( 17.27,28)- e escutar a experiência dos mais velhos e da própria criação, pois "quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo".(28.26)

O Discernimento deve ser usado principalmente na minha própria história, pois é onde posso mudar alguma coisa, ou melhor, pedir socorro ao Espírito Santo para as mudanças: "Onde eu sou autoritário? Quais cantos confortáveis de meu comportamento não estou não disposto a abrir mão do poder?" Devem ser as primeiras perguntas onde o discernimento com sabedoria vai atuar; questionar a forma como exerço poder nas relações afetivas é um exercício árduo, mas também libertador e um dos objetivos dos provérbios. Discernimento de espírito é uma ação para fora, mas principalmente discernir para dentro, o próprio espírito é um grande desafio.

Planos. Quanta decepção não é gerada em nós quando o que planejamos não acontece! A primeira coisa que fazemos é culpar a Deus, principalmente quando trabalhamos muito como a formiga,(6.6) ficamos com raiva e não dar certo. Mas se somos preguiçosos – "a peguiça leva ao sono profundo e o preguiçoso passa fome" (19.15) - e vivemos escorando nos outros brigamos com Deus mais ainda, pois "é a insensatez do homem que arruína a sua vida mas o seu coração se ira contra o Senhor" (19.3).

Mas nem sabedoria, que aparece 92 vezes, nem discernimento – 61 vezes, ou os planos, que é citado 9 vezes, são maiores que o Senhor. A sabedoria fora do Senhor é engano e vaidade. Discernimento vira feitiçaria e os planos, somente os dEle não podem ser frustrados. Na guerra contra a futilidade, busque os três, mas com a assessoria do Espírito Santo, senão, você estará de novo, sob influencia do presente século. Mesmo correndo atrás de coisas tão importantes, cuidado para não se opor ao Senhor (21.30).

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!