Subscribe:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

OS INADEQUADOS

Quem nunca sentiu um desejo de largar tudo e fugir? Ou um sentimento de ira, a tentação de revidar uma agressão; o sentimento de ser explorado ou usado, a fraqueza da inadequação e a realidade da solidão. Assim somos nós de vez em quando e Satanás luta para vivermos sempre neste lugar.

Inadequado para satisfazer as necessidades e exigências da família, do trabalho, para cuidar de crianças, para falar em público, para abandonar um vício, para cuidar dos pais idosos, para satisfazer o sonho dos outros. É verdade que mesmo aqueles que parecem firmes e demonstram confiança lutam em segredo contra a inadequação. Ser humano é sentir inadequação.

Ser adequado significa que temos habilidades e recursos suficientes para satisfazer a alguma exigência. Significa ser capaz. Ter o que é necessário para realizar uma tarefa. Inadequado – o que nos sentimos sempre – é o oposto disto. Incapazes e sem habilidades necessárias para completar uma tarefa. Insuficiente em quem somos e limitados no que podemos fazer.

Paulo, o apóstolo, tem uma expressão linda sobre isto: "Por que nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo,tanto nos que soa salvos como nos que se perdem. Para estes, cheiro de morte para morte, para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem porém é suficiente para estas coisas?" 2. Cor.2.15-16

Como Paulo lidou com esta falta de suficiência e inadequação? "seu poder é aperfeiçoado na fraqueza" – ele responderia logo. Jesus nos prometeu poder que nos transforma. O poder vem do alto! Poder no lugar da inadequação! Por causa dela Jesus Morreu.

Temos que admitir nossa inadequação. Vícios, explosões, orgulho. Nestas fraquezas admitidas com humildade, admitimos a necessidade do poder de Deus. "Temos porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós" (2Cor.4.7)

Depois temos que reivindicar o poder de Cristo. Segredo definitivo para uma vida acima do fardo da humanidade. Se você já viveu muito tempo amarrado a inadequação e a dúvida e está cansado de lutar contra o sentimento de não pertencer por não merecer e está no fim da linha, é ai que Ele opera o melhor – em sua fraqueza. Este é o plano. Ele não usa super fortes, confiantes demais. Admita. Reivindique. Creia. Seja uma benção!

1 comentários:

  1. Eu entendo muito bem. Eu sou desses que se sentem inadequados muitas vezes. Mas vejo, também, o poder de Deus se manifestar surpreendentemente em toda essa "inadequação". Deus é maravilhoso. Um abraço Cleydemir.

    ResponderExcluir

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!