Subscribe:

quarta-feira, 14 de março de 2012

A LUZ QUE BRILHA

Na sala de minha casa tem uma lâmpada que de uns dias para cá tem perdido a luminosidade e já não brilha tanto. Não consigo ler ali. Não precisa desliga-la para assistir um filmecom tranqüilidade. É como se ela estivesse atrás do sofá; interfere pouco. É disso que Jesus fala quando afirma em Lucas 8.16:

"ninguém depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama, pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz"

Espiritualmente, ou é luz ou são trevas - podem ser densas trevas, ou podem ser luz que vai clareando mais e mais até parecer dia perfeito. Mas a lâmpada lá da sala está escurecendo a cada dia! No cap. 11.34. De novo ele usa a parábola da candeia. Os olhos são lâmpadas do corpo. Se portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.

Tem um detalhe na parábola que é muito significativo: não adianta viver em trevas pois um dia tudo será iluminado e tudo vai manifestar-se. Tudo será conhecido! A melhor coisa é viver sempre na luz.

Outro detalhe é que a luz associada aos olhos está ligada ao aparelho auditivo: "vede como ouvis!" (18a). Quando nossa visão está ruim, precisamos atentar para nossa audição. Alguns de nós passamos um tempo cego sobre coisas muito importantes: a vida espiritual, a família, o ministério, a auto-estima... mas mesmo cegos, Deus sempre envia pessoas para nos falar. "Vede como ouvis!" Diz o Senhor. O que fazemos com a mensagem que Deus nos trás diariamente? Quando nos falam do valor que Deus nos dá nem sempre conseguimos ver da maneira que o pregador fala. Precisamos então ouvir, com ouvidos que crêem na Palavra de Deus. "Está escrito!" (Mt.4) deve ser a nossa medida. Não vejo mas ouço. Se ouço, preciso crer.

Ouvir é a última instancia. Tudo o que temos está em jogo, pois "ao que tem lhe será dado e ao que não tem, até o que pensa que tem lhe será tirado".(18b) quem tem visão terá mais visão, quem ouve a Deus ouvirá cada dia mais. Quem tem os olhos em trevas, entrará em trevas maiores, quem vive na escuridão espiritual, se fará surdo mais e mais à palavra de Deus.

Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam suas boas obras e glorifiquem o Pai que está no Céu. Que o Senhor faça nossos olhos verem, nossos ouvidos ouvirem e nosso coração se converter a cada dia. Vou trocar a lâmpada da sala!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!