Subscribe:

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MATURIDADE E SABEDORIA

Salomão é o símbolo de sabedoria. Na sua juventude percebendo os desafios que seu pai enfrentara diante do reinado, ele vai a Deus em busca do que ele mais precisava (1Reis 3.9). Deus se agrada (10) daquele pedido humilde e sem ambição egoísta e lhe acrescenta à sabedoria também riqueza e honra. Durante muitos anos aquele dom o dirigiu.

Mas fica uma clara definição entre sabedoria e maturidade. Esta só vem depois com as experiências e o tempo, e, apesar de sábio, ele não foi maduro o bastante para lidar com riqueza e honra. Onde ele errou?

Fez alianças erradas. A primeira aliança que fez foi muito sábia, afinal, um país forte como parceiro é o melhor que um novo rei poderia ter na época, mas pouco madura, afinal, ele fez aliança através do casamento (3.1). Casou-se com a filha de Faraó. Ofereça sua profissão, seu tempo útil, seus dons, mas o seu coração precisa ser totalmente do Senhor e compartilhá-lo com quem não ama o Senhor não é a coisa certa.

Se envolveu com os prazeres humanos. O esporte mais caro e mais cobiçado naquele tempo era a criação de cavalos (4.26). Salomão nunca fez uma guerra. Não precisava de cavalos para batalhas. Deus havia orientado os reis a não se envolverem neste tipo de atividade, e acredito, pelo poder viciante que ele tem. O esporte e o lazer que temos não pode tomar o lugar primeiro de Deus em nossos corações.

Salomão Teve muitas mulheres. Em lugar nenhum da Bíblia o homem/mulher de Deus que se envolve com mais de uma pessoa tem sucesso nos relacionamentos. Nenhuma esposa daquele homem foi feliz, e todas o influenciaram o seu coração para a Idolatria. (1 Reis 11:5-9)

Salomão não discipulou o seu filho, herdeiro do trono. Afinal, com tantas ocupações (alianças, mulheres, cavalos, idolatria) não sobrou tempo para a família (qual, com tantas mulheres?). O novo Rei (Roboão) não tinha nem sabedoria nem maturidade. Dividiu o Reino.

Então, Salomão foi ou não foi o homem mais sábio? Sim! A Bíblia o declara(4.29-34) e tudo o que ela declara é verdade. Mas com o tempo, aquele homem olha para traz e viu que sua sabedoria nem sempre esteve "linkada" com o temor do Senhor (Ec. 12.13). Esta é uma conclusão muito sábia e nos faz refletir sobre nossas escolhas. Não adianta agradar a Deus só em algumas áreas de nossas vidas se o desagradarmos em outras. Algumas alianças precisam ser evitadas. Alguns hobbies "nada a ver" precisam ser avaliados. A idolatria, mesmo sem ídolos de barro precisa ser vigiada. Em tempo de maturidade, até a sabedoria tem que agradar a Deus!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!