Subscribe:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MANTENDO A ÁGUA LIMPA

"... deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura". 1Cr.5.1c

Em época de Rio+20 a questão da água volta como assunto inadiável. O que é tão importante na Bíblia Sagrada quanto a água é para a humanidade é a primogenitura. Qual o valor dela? Como a conseguimos? O seu valor só a Palavra de Deus mensura. Nós a conseguimos na família, na relação com o Pai. Não pagamos nada por ela e não a merecemos, apenas recebemos seus privilégios. O que nasceu primeiro tem direitos primeiro e maiores, dizia a Lei. "O que chega primeiro bebe água limpa", diz o ditado. A questão é manter a primogenitura e manter a água limpa.

Temos alguns exemplos. Esaú – filho de Isaque. Não a conquistou e ainda vendeu-a; não a sustentou. Outro exemplo é Ruben. Filho mais velho de Jacó. Não pagou, não precisou fazer nada para ser primogênito, não merecia. Nasceu primeiro simplesmente. Dom. presente. Ruben perdeu seu direito. O texto fala claramente por que:

A água limpa que ele experimentou foi suja e envenenada por suas atitudes. (5.1b) Manchou a sua imagem, sua família, o nome de seu pai. "Mas tudo o que o homem semear isto também ceifará". (Gl.6.7) Perdeu. "... deu-se a sua primogenitura aos filhos de José". Continuou ali, filho mais velho, cara mais enrugada mas o valor espiritual deste dom lhe foi tirado. Seu pai o declara na hora de abençoar seus filhos, como um homem "inconstante como águas (turvas)". (Gn. 49.4)

Mas o mesmo capítulo fala de uma grande vitória de Ruben e sua descendência. (5.23) O motivo é que ele se aliançou com gente boa. Estava ligado ao irmão Manassés, o herdeiro espiritual da primogenitura, filho de José. "E foram ajudados... porque
clamaram a Deus na peleja, e lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nEle"(5.20).

Não somos diferentes de Ruben. O pecado nos roubou de um lugar privilegiado diante de Deus. Precisamos nos aliançar a Jesus, o herdeiro sem pecado. O Espírito clama por nós, com gemidos inexprimíveis. E por causa dele Deus nos ouve. Inimigos querem nos minar e nos envergonhar e no dia mau, no dia da batalha, precisamos ficar firmes. Ele nos dá a armadura. (Ef.6.13) Em aliança com Jesus e clamando ao Senhor, a vitória é nossa, a honra nos é devolvida, a herança nos é de direito. A Ele toda honra e toda glória. Por causa dEle continuamos a tomar água limpa!


 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!