Subscribe:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

VOCÊ E ELIAS – ALGO EM COMUM?

"Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel! Que hoje fique conhecido que Tu és Deus em Israel e que sou teu servo e que fiz todas estas coisas por tua ordem". 1Re18.36b
Elias se parece muito com Moisés, pois foi substituído por Eliseu e Moisés por Josué. A morte de ambos envolve mistério e a trasladação do corpo e ambos apareceram no monte da transfiguração com Jesus (Mc.9.4)
Mas Elias se parece também com você. É Tiago, o irmão do Senhor, que afirma isto: "Elias era humano como nós; ele orou fervorosamente para que não chovesse e não choveu sobre a terra três anos e meio" Tg.5.17. Tiago fala isto nos estimulando à oração.
Como o processo com os Reis não estava dando certo por que a exemplo de Baasa, que "fez o que o Senhor reprova, andando nos caminhos de Jeroboão..." (1Re.16.34) e o rei Acabe, que fez aliança com o rei de Damasco, casando-se com Jezabel e trazendo todos os maus costumes e os ídolos de seu povo, Deus usa agora o profeta Elias como porta voz de sua vontade.
Quais foram os pecados de Jeroboão? Primeiro foi ingratidão pois Deus lhe deu as dez tribos de Israel para governar. Ele não confiou nos planos de Deus e fez do jeito dele, inventando ídolos para o seu povo. Ele pensou que se o povo fosse oferecer sacrifícios em Jerusalém, deixaria de segui-lo como rei. Quando não confiamos em Deus, inventamos nossos planos que tornam em idolatria - e ele então, inventou dois Bezerros de ouro, e disse ao povo: "aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito" (1Re. 12.28b). Ele tirou Deus do controle da nação e a entregou a uma mulher endemoninhada – Jezabel.
Como nos parecemos com Elias? Sendo gratos ao Senhor, pois é Ele quem faz todas as coisas em nossas vidas. Confiando no Senhor, mesmo quando parece que estamos sozinhos – "no entanto fiz sobrar 7.000 em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se dobraram a Baal e cujas bocas não o beijaram" (1Re.19.18) - Deus não nos abandona, como não abandonou a Elias.
E por último, seremos semelhantes a Elias se obedecermos ao Senhor - ao contrário de tantos em volta dele e tantos em nossa volta – independente da aprovação dos que mandam nesta terra. "Volte pelo caminho por onde veio e vá..." disse Deus a Elias. Ele voltou e foi bem sucedido. No caminho da obediência encontramos discípulos, como Elias encontrou Eliseu e Deus pode continuar sua obra. Mesmo que o Príncipe deste século se oponha, gratidão, confiança e obediência, vão nos fazer vitoriosos, os milagres vão acontecer e nem a morte poderá nos deter!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!