Subscribe:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A ORAÇÃO NÃO É SOBRENATURAL


Vamos iniciar uma campanha de oração mas vou fazer uma afirmação: a oração não é algo sobrenatural. Espero não ser mal compreendido com esta afirmação. Ela gera reações sobrenaturais, ação milagrosa de Deus em nossas vidas, mas ela não é nada sobrenatural. Pelo menos não devia ser.
Quando olhamos para o texto bíblico e encontramos mulheres chorando para terem filhos (Ana,Rebeca, Raquel, Sara, Isabel, mãe de Sansão, etc) vejo mulheres naturalmente falando de suas angústias. Qualquer um de nós vai orar assim quando angustiados.
Olhando para os líderes em oração por um povo perdido, (Moisés, Josué, Davi, Neemias, o rei de Nínive, etc) vejo que qualquer um de nós vai orar assim se tiver amor no coração pelo seu povo. Se considero os profetas, prevendo um tempo de terror e juízo sobre um povo (Elias, Eliseu, Isaias, Jeremias)  descobrimos orações apaixonadas por verem o peso da mão de Deus mas não são sobrenaturais.
A oração é para a vida espiritual como a respiração para a vida natural. Se somos espirituais a oração não é sobrenatural e sim comum a nós. Devemos tê-la como uma ordem de sobrevivência: respire, respire, respire (ore, ore, ore).
O Senhor Jesus orava o tempo todo e cada oportunidade mesmo no meio da multidão (Mt. 11.25-26); falava com o Pai em secreto cada vez que tinha uma oportunidade (Mc. 6.46), a ponto de influenciar seus discípulos a pedirem: “ensina-nos a orar” (Lc.11.1).
 “Orai sem cessar”, (1.Ts.5.17) exorta o apóstolo Paulo, que começou a orar mesmo antes de saber como era isso. Ananias vem para ensiná-lo e o encontra orando (At.9.11), depois de discipulado, ensina a todos a “orar em todo lugar, levantando mãos santos, sem iram nem animosidade” (1.Tm.2.8) orando uns pelos outros.
As famílias precisam aprender a orar como algo tão natural quanto falar entre si. É Mais comum usarmos a hipocrisia das orações no templo, das apropriações dos púlpitos e das “oportunidades” que oração em família. A celebração sem oração é orgia e profanação. Somos convidados a voltar ao que é mais natural em uma igreja: oração. Ao que é mais natural entre pais e filhos: que se falem, que se conheçam, que tragam alegria um ao outro – mas quantas vezes nossos filhos tem medo de falar conosco? Quantas vezes tivemos medo de falar com nossos pais? A oração não é sobrenatural mas o medo de falar com Deus é. Sobrenatural e maligna.
 Somos filhos de Deus e por isso afirmo o quão natural deve ser a oração - com ação de graças e súplicas. Quanto mais temos a celebrar, mais devemos orar pois tudo o que é bom e motivo de celebração vem de Deus, nosso Pai. 

Pr. Cleydemir

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!