Subscribe:

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

VERGONHA DE ORAR OU "TO NEM AÍ PRÁ DEUS”!

“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos”. Lc.  9:26
Temos um problema com a teologia do merecimento, quando tento  merecer a aprovação de Deus - o que nunca vou conseguir - em vez de usufruir do amor que Ele já dispensou a mim através de Jesus na Cruz do Calvário, o outro extremo é também um problema: eu to nem aí para Deus. E quando é que “eu to nem aí para Deus?”
Várias maneiras de pensar a fé e vários comportamentos  me levam a esta situação. As pessoas a quem Jesus falou estas palavras eram nada menos que seus discípulos.  Será que a única vez que Pedro se envergonhou de Jesus foi quando o traiu na noite antes de sua crucificação? Será que Pedro foi o único a negá-lo?
O que Pedro fez é o de menos. Estava em crise e Deus conhece nossa angústia e a pressão que vivemos nesta hora. Jesus não ouviu o que Pedro disse, mas olhou para ele e sondou a intenção de seu coração. E Ele conhece todo desejo e motivação nossa também.  (Mt.6.6)
 “Eu to nem aí para Deus” quando ouço que Ele está presente e quer ter comunhão comigo pessoalmente e eu preciso o tempo todo de um intermediário. Eu não quero falar com ele diretamente sem a mediação de alguém que é “mais espiritual que eu”, por que no fundo eu não acredito que Ele me ama. Ele disse com clareza: “estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt.28.20).
“Eu to nem aí para Deus” quando sei fazer o bem e não faço, Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz”, Tg. 4.17. Mas vem mais confusão: o que é o bem? Pilatos, tentando cumprir a lei, entrega Jesus para ser crucificado e pergunta: o que é a verdade?
 “Eu to nem aí para Deus” e o nego, quando nego a sua Palavra. Eu nego sua palavra quando não a conheço. Eu nego suas palavras quando Jesus não é para mim “O Cristo” O Filho do Deus vivo, como Pedro fala no verso 20, O Cristo de Deus. Mesmo que o veja como alguém que faz milagres, como alguém poderoso, Senhor da Igreja, mas se ele não é para mim, o “Cristo”, o salvador que venceu a morte e me resgatou do inferno me dando acesso a Deus com intimidade, eu o estou negando e isto desaponta o Pai - quando negamos o Filho.
Algumas das palavras mais tristes que um filho pode ouvir são estas: “Estou muito desapontado com você” e elas só nos serão faladas por Deus se nos envergonharmos do evangelho  e só serão usadas uma vez, no último dia. Vamos ficar atentos?

1 comentários:

  1. Olá querido Professor e Pastor Cleydemir. Fui seu aluno no CEM, Curso de Aconselhamento Pastoral Familiar Sistêmico, e, por conhecer seu envolvimento e paixão pela família, gostaria de entrar em contato com você. Por isso, por favor, se for possível, envie-me seu email para mim: pr.andreluis@ipb.org.br

    ResponderExcluir

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!