Subscribe:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O PODER DE UMA TRANSIÇÃO PRUDENTE

O livro de Juízes nos mostra muitos líderes e nenhum deles conectado com o anterior. Mal sinal.  Nos lembra o inicio de tudo quando Josué que vem  de uma poderosa transição da liderança da nação recebida das mãos de Moisés, agora, vai cuidar de sua velhice e deixa o povo de Israel nas mãos de ninguém especificamente. Nas mãos de todo mundo equivale a nas mãos de ninguém e anos depois, cada um fazia o que achava certo, não por que não tinha um rei, mas por ter um líder. Josué não cuidou da liderança depois dele, mesmo que tenha cumprido seu papel de conquistar a terra como lhe foi delegado pelo Senhor.

Por isso, em vez de uma nação forte, encontramos eventuais líderes fortes. Parecem histórias de super-heróis – falava a reflexão que li noutro dia – Débora, Baraque, Gideão, Sansão...
Mas encontramos também entre os libertadores sem discipulado, o jovem OTONIEL. (Jz.3.7-11) Narrativa simples, sem drama, nem exibição de bravura. O que importa nesta história é o que Deus fez através de Otoniel.

“O Senhor lhes suscitou um libertador” (9), “veio sobre ele o Espírito do Senhor” (10), “O Senhor entregou na sua mão a Cuchã-Rizataim, rei da Mesopotâmia (10). Estes relatos nos fazem enxergar o que é mais importante:  AS AÇÕES DE DEUS EM NOSSA VIDA. As histórias interessantes, as pessoas fascinantes podem ofuscar o que é importante. Temos a tendência a nos concentrar nisto e nem perceber o que Deus está fazendo.

Me lembro da primeira vez que fui líder de jovem na igreja: via a necessidade, me dispus para a obra de Deus mas queria esperar mais uns anos para ter experiência, me aprimorar. Deus me “obrigou” a assumir naquele ano, e por depender mais dEle, talvez tenha sido o ano mais frutífero. Estava olhando a coisa errada. Deus usa pessoas comuns para sua obra extraordinária. Se a luz dEle, o poder dEle, o amor dEle fluírem de nós, as pessoas vão ver as boas obras dEle em nós e vão glorificar o Pai dEle (e nosso) que está nos céus. Este foi o desejo de Jesus. (Mt. 5.16)

Mas Otoniel também não conduziu, não discipulou alguém especificamente para ser Juiz depois dele e o povo voltou a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor e novo juiz sem treinamento, sem visão teve que ser levantado; assim perde-se muito tempo e o inimigo se aproveita Não era para ser como foi. Nossa vida de constante mudança precisa da direção de Deus para novas etapas. Vamos experimentar sempre do poder de Deus, mas também da direção do Alto, para cada novo ciclo da vida; para que antes durante e depois de cada etapa seja TUDO DE DEUS!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!