Subscribe:

segunda-feira, 9 de junho de 2014

VIDA LONGA, RIQUEZAS E HONRA!

Não pense que estou evocando chavões neopentecostais.  Estou citando provérbios: “na mão direita a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda riquezas  e honra”. (3.16).  Certamente fora do contexto é um grande pretexto, mas aqui, é teologia para a família!.

Nele, o marido é confrontado em sua integridade e fidelidade - a Deus e a sua família. A Disciplina, que é um dos pilares do equilíbrio na alma de um ser humano é celebrada intensamente. Honra o disciplinador e o disciplinado. Em provérbios, os filhos são provocados a obedecer, honrar, não mentir, trabalhar e dedicar seu sucesso aos pais que investiram neles. Os casais são convidados a celebrar a fidelidade e a intimidade até a velhice, respeitando as mudanças físicas que a idade propõe e curtindo as conquistas.

O texto fala muito de dinheiro: primícias dedicadas ao Senhor, responsabilidade na administração, não ser fiador de ninguém, não amar o dinheiro mas o trabalho, odiar a preguiça, enriquecimento como consequência e não como alvo, não se contentar com a pobreza e estagnação, responsabilidade social e muito mais, que se for passado de geração em geração, trarão riquezas e honra para qualquer família.

Tudo isto construído em uma rocha chamada Sabedoria, que personifica Jesus:  Ele é “mais precioso que os rubis e nada do que vocês possam desejar compara-se a Ele”. (8.11). A Sabedoria em Provérbios propõe  ESCOLHA: você o escolhe em sua vida ou o mantêm fora. A Vida, é no singular (só se vive uma vez); A  honra, é construída, mas as riquezas –o texto cita  no plural -  se manifestam em relacionamentos saudáveis, saúde na alma, filhos abençoados, previsão de futuro sem ansiedade, língua controlada e a recompensa do Senhor. Desejo a sua família Tudo de Deus, incluindo, vida longa, riquezas e honra!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!