Subscribe:

sábado, 21 de junho de 2014

CHEGADAS E PARTIDAS

Ficou assim, por algumas horas meu celular: penúltimo SMS: “o bebê da Vivia Nasceu!”
Tempo depois, do mesmo remetente, o último SMS: “o irmão da Maria Morreu!”

Fiquei uma eternidade assim, com estas informações dicotômicas e tão emocionalmente inversas. A vida e morte, a alegria e a tristeza, a chegada e a partida.  O mesmo grupo de pessoas que recebeu a primeira notícia e celebrou, recebeu a segunda, e lamentou. Não deixamos de nos alegrar com a chegada e não adiamos o choro com a partida.

O sábio afirma que há mais lucro em ir à casa do luto que na casa onde há festa. É onde passamos as últimas horas até conduzir o corpo do irmão de nossa amada Maria até o local onde se cumprirá literalmente a Palavra do mesmo sábio: “ O pó volta ao pó como era...”

Nenhuma alegria de chegada pode ser tão grande que nos faça esquecer quem nos abençoou: O Senhor nos dá filhos como herança (Sl.127) para ser por nós discipulado, amado, cuidado, preparado e depois enviado – como flecha na mão do valente – para o alvo que Deus tem para cada um de nós e de nossos filhos. A alegria tem que vir acompanhada de gratidão e muita disposição para abençoar esta criança até ser adulta, e, depois, mais disposição ainda para envia-la ao mundo, cheia do Espírito Santo, anunciando Jesus como Senhor das chegadas  das partidas.

Nenhuma tristeza da partida pode ser tão grande que nos faça esquecer de quem nos abençoou - seja com um tempo longo ou um tempo curto - com a presença de um ente querido: filho, irmão, pai, mãe, amigo. Ele deu ele tomou, Ele é Senhor, bendito seja o seu nome quando dá e quando toma. Mas “O Senhor é nosso Pastor” e assim, como Senhor ele define coisas que não entendemos e sempre parece que foi cedo demais. Como Pastor, Ele cuida de nós. Nos tira de águas verdejantes da comunhão com alguém tão especial, mas nos leva para pastos verdejantes, e nem sempre percebemos que mesmo fora da vista, as águas tranquilas existem e o sumo pastor, um dia, nos levará de volta. Devemos continuar a ser ovelhas e depender do cuidado do Pastor.

Deus te deu algo especial? Seja grato. Deus te tirou algo especial? Seja grato. Está em tempo de receber? Cuida! Te tomaram alguém especial? Descansa no Senhor. Entre chegadas e partidas, Seja Deus glorificado. Parabéns aos pais da pequena Alice curtindo a chegada. Consolo aos pais e irmãs do Edmar sofrendo a partida. Todos  vivemos outras perdas e outros presentes. Gratidão e consolo a todos nós em todo tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!