Subscribe:

sexta-feira, 20 de março de 2015

SUSTENTADO PELO CARÁTER

Um pequeno texto que muito me impactou foi citado por Ronaldo Lidório em seu livro “Liderança e Integridade” quando ele confronta caráter e reputação. Quando o li, estava no Timor Leste, na  ilha de Atauro, em visita a missionários em 2008. Nunca o esqueci. Fiz uma música em cima do texto e contexto, explanei-o diversas vezes e de muitas maneiras para a igreja local e para casais nos últimos anos.

A cada dia o que aprendemos de Deus vai amadurecendo dentro de nós, se transformando e nos transformando; mas quando o Eterno nos faz sair da teoria para a prática, esta maturidade é fenomenal. Sobre este assunto, estou me vendo em transição de um tempo em que o caráter e a reputação me sustentavam, lutando para que aquele fosse mais importante para mim que esta; por que para Deus a reputação nada vale – “Eu vejo o coração”, como confidenciou para Samuel – e o caráter é o que conta, insiste Lidório. “Reputação é o que vão falar de você diante do seu caixão”, afirma o texto, “caráter é o que os anjos dizem a seu respeito diante de Deus”.

Eu pastoreava uma importante igreja na minha cidade. Pregava para um público cativo pelo menos duas vezes por semana. Eu recebia 10 pessoas por dia em minha clínica de psicologia, influenciava diretamente muitas famílias na igreja e no trabalho. Hoje não sei quem le meus textos na internet - se leem - e tenho contato com alguns poucos  dos dois públicos que tanto influenciei. Dava aulas em seminários na melhor escola de Família do Brasil que é EIRENE. Tudo aquilo aumentava minha reputação. Tão pouco hoje – aluno de uma língua desconhecida em um país que não é meu, anônimo na multidão, com recurso para testemunhar apenas “nada nos tem faltado”, mas sem poder esbanjar - me permite/obriga ter olhos para cuidar de meu caráter e ouvidos para o Senhor, sobre Sua obra e Seus planos.

Não é por acaso que estou onde estou fazendo o que faço, junto com minha esposa. Muitos que estavam perto não entenderam o que fizemos. Alguns se frustraram inclusive, declarando com uma sensação de abandono, mas é um sentimento natural como ovelha. Se foi embora, o motivo não muda o sentimento. Importa que nossos filhos – e aqueles que tinham esta relação - que acompanharam estas mudanças junto conosco, vendo Deus nos conduzir até aqui, estão bem, e isto foi um dos sinais de Deus nos liberando para esta nova etapa. Nada perdemos, apenas deixamos para traz, “olhando para o alvo, para o premio da vocação em Cristo Jesus”.

Nosso Pai que está nos céus dirige a vida dos seus filhos, através de seu Espírito Santo que em nós habita. Sem desrespeitá-los ou obriga-los a nada, Ele está presente, assessorando, ouvindo, oferecendo um projeto. Meu tempo é de descanso e treinamento para uma nova etapa, em que mais que nunca, importa agradar a Deus, portanto, importa mais o que Ele pensa e do que Ele se agrada em detrimento de toda reputação e influencia humana; este é um aprendizado bem difícil por causa da nossa natureza caída – mas graças a Deus por Jesus Cristo!, exclama o Apóstolo Paulo.


Reputação tem a ver com ser rico ou pobre. Caráter tem a ver com ser feliz ou infeliz. Optamos pelo caráter?

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!