Subscribe:

terça-feira, 1 de setembro de 2015

CHORAR DE ALEGRIA OU DE TRISTEZA?

Hoje eu chorei. De alegria! De lembrar a bondade de Deus para comigo e minha casa. Ouvia uma música linda e fui levado a refletir sobre minha família, em especial nossos filhos. São apenas dois. Tenho de vez em quando a sensação de que ficamos devendo outros dois filhos para esta geração e que se minha esposa e eu tivéssemos 4 filhos seria ainda melhor.

Mas eles dois nos dão muito prazer e orgulho, principalmente por que temem a Deus e andam nos seus caminhos. Mas o que trouxe lágrimas é o fato deles serem amigos. De se cuidarem. De morarem juntos e dividirem tudo, sendo modelo para seus amigos que também são em comum e que estão sempre em volta deles. De saírem juntos e não voltarem brigados (salvo de vez em quando, é claro).
Mas todo choro de alegria tem um componente de tristeza. Lembrei-me também que, tendo só um irmão (éramos dois homens e 4 mulheres), e tendo crescido juntos durante meus primeiros 17 anos, nós nos perdemos um do outro no caminho. Tive muito medo quando minha filha foi primeiro para a capital estudar e meu filho ficou conosco. Eles eram muito unidos até então – como eu e meu irmão – e ele só iria ano e meio depois.

Eu vivi a mesma coisa. Quase com a mesma idade, fui também para Belo horizonte para estudar e trabalhar e meu irmão foi um ano e meio depois. Já havíamos nos perdido. Foi neste intervalo, eu penso. De alguma forma, ele já não era da “minha turma” quando lá chegou. Não consegui inseri-lo de novo em minha vida ou ele me inserir na dele. Ficou uma lacuna na minha alma por causa disto. Ele não viu meus filhos crescerem e eu nada sei da filha que ele tem.  

Meus filhos foram mais sábios que eu e meu irmão. É a maneira de Deus curar minha alma é me mostrando o relacionamento desta nova geração. É a minha tristeza neste choro de felicidade.  Podemos inferir na contra partida que todo choro de tristeza tem um conteúdo de alegria. Por exemplo, quando choramos por que estamos longe de alguém que amamos – nossos filhos estão a 8.000 km de nós (tristeza!) é por que temos uns aos outros e isto é motivo de nos alegrarmos. Temos que brincar com nossos sentimentos, senão eles brincam conosco.

Quer seja de tristeza ou de alegria precisamos sempre expressar para Deus o que sentimos e o choro é um recurso precioso que Ele nos capacitou. Choro que não é chorado, vira doença. Palavra que não é dita dói muito. Dor que não é compartilhada mata rápido. Deus sabe tudo disto tudo, por que Jesus experimentou tudo na Cruz do Calvário por nós.

Chore com Ele, mas se puder, chore com alguém em que confie. Inclusive de alegria. Isto faz muito bem para todos nós.

1 comentários:

  1. Quão feliz fiquei em saber que o melhor pastor e psicólogo que já tive na vida tem um blog!!!! E mais feliz ainda de saber que o Sr está no Canadá estudando para ser ainda melhor! Que Deus continue abençoando e sustentando sempre essa família cheia da graça de Deus.

    ResponderExcluir

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!