Subscribe:

terça-feira, 31 de maio de 2016

51 – Uma Boa Idéia?

Quando eu tinha 15 anos investiram muito dinheiro em uma marca de Aguardente. Não sei se por causa do endereço da destilaria, mas o nome da Caninha era 51. E o slogan era -  Uma Boa Idéia.
Agora, cheguei aos  51 e realmente é uma boa idéia apesar dos  contratempos. Por exemplo,  nesta semana, viajamos com um casal que o moço contando uma história disse que se encontrou com um velho, um senhor assim de cinquenta e poucos anos. Lembrei de Rubem Alves narrando quando começaram a lhe dar lugar no ônibus e chama-lo de senhor.  Mas sem as metamoforses, não haveriam as borboletas não é mesmo?

Exercitei a gratidão. Dei flores para minha esposa que me suporta mais da metade dos meus 51 anos.  Enviei uma oferta de amor para a primeira missionária  da minha turma aos 15 anos. Ela se casou com um pastor e foram viver as aventuras e desventuras do ministério muito mais cedo do eu que tive coragem de pensar no assunto. Um colega de trabalho que estava com raiva (para mim) de uma situação que eu viveria no dia do meu aniversario – faria dois treinamentos que na opinião dele são perda de tempo. Expliquei para ele que aos 51 nos podemos ter mais paciencia com algumas situações que não tínhamos aos 30. É verdade que temos menos paciencia com outras.

Fui buscar outras possibilidades. No capítulo 51 de Salmos encontrei confissão de pecados e um recomeço com um coração puro cheio de alegria do Espírito Santo. É ou não uma boa idéia? Encontrei 51 de novo nas profecias de Isaias em um lindo consolo para o povo disperso que promete Alegria e contentamento, ação de graças e som de canções.(v.3b)

Aos 51 é uma boa idéia aprender novas línguas – ingles e frances. Visão nova de outras culturas. Tenho tido este privilégio aqui em Toronto,  morando  em uma vizinhança com mais de 15 nacionalidades representadas e tendo contato com eles. Esta semana que antecedem do Ramadã, minha esposa e eu tomamos cha na casa de uma Marroquina que não podia nos receber na sexta por que tinha que estar na Mesquita.Mais respeito. Mais intercessão.

Ver bem de perto, aos 51, a transição da igreja Norte-americana é especial. Uma velha igreja morrendo em seu tradicionalismo e uma nova igreja sendo gerada.  Contemporanea, mas estimulada por uma visão bíblica. Quebrada a barreira racial, esta igreja  tem diversidade cultural e várias nacionalidades – conheço vários pastores brasileiros e de outras nacionalidades dirigindo igrejas Canadenses -  parecido com os primeiros cinquenta e um dias e anos no inicio da história da igreja. A igreja é uma boa idéia e melhor modelo de renovação com o tempo.

Mas para não dizer que tudo foi perfeito na minha semana de Boa Idéia, meus (nossos) filhos estavam longe – por breve tempo, em pessoa, não no coração, como Paulo e os seu filhos em Tessalonica (1 Tes.2.17) . Paulo sabia desta sensação  e a verdade é que sentimos saudade não por que as pessoas estão longe, mas por que estão dentro de nós.


Cada escolha tem um preço e consequencias que devem ser tomadas com resiliencia e convicção de que se estamos no centro da vontade de Deus, 15 ou 51, serão sempre, Uma boa idéia.  

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!