Subscribe:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O ÚNICO FILHO SEM pai TINHA PAI!

Em minhas andanças entre famílias que tenho o privilégio de cuidar em várias partes do mundo, me fazem concluir o óbvio: "Não existe filho sem pai".

Encontrei em Cabo Verde filhos abandonados antes de nascer que conheceram o pai do irmãozinho, que foi embora também. Abandonados sim, sem pai não. Nunca vi tantas crianças chupando dedos como naquele país. Quero falar com quem já viveu isto que Deus nos fala carinhosamente: "quando seu pai e sua mãe os abandonarem, o Senhor os acolherá".

Em Angola, vi os órfãos da guerra. Pais foram lutar e não voltaram como em Timor Leste. Mesmo quando outros homens ficaram no lugar do pai, poucos fizeram o papel de pai. Órfãos de pai sim, sem pai não. O Pai do céu nos lembra que "nem a morte" pode nos separar do seu amor!

Entre nós, existem muitos filhos enganados. O amor dos pais que não vingou, a responsabilidade que não amadureceu e o pai foi embora para outro pais ou outra casa e não vai voltar. A Rebeldia se instala bem em cima das mentiras que lhe contaram. Enganado sim, sem pai, não. Aos que sofreram este drama lembro que "Deus não é homem para mentir, nem filho de homem para se arrepender". O que Ele falou Ele cumpre.

Então todo filho tem pai. Nem todo pai tem oportunidade de cuidar como no caso dos órfãos, ou responsabilidade de criar, como no caso dos filhos abandonados, ou a hombridade de ser verdadeiro como no caso dos que enganam a si mesmos e aos filhos por causa de dinheiro ou outros prazeres. Órfão do pai, abandonando pelo pai, enganado pelo pai, mas sem pai, nenhum ser humano vem à existência.

Na exceção desta regra, Jesus nasceu. Este menino sem pai tinha PAI. Era o filho de Deus que veio ao mundo para resgatar o relacionamento entre pais e filhos. Para apontar para um PAI excelente que além de ser modelo para os pais vem como Pai para todo filho. Que além de responsável, cuidadoso e verdadeiro, amou a ponto de dar o melhor aos que desejam ser seus filhos. Ele é Jesus, o exemplo de filho, que se confia no Pai. Deus é o exemplo de Pai que acompanha o filho em cada situação e que em todo mundo vem recebendo os abandonados, órfãos, enganados - pais e filhos - como filhos adotados por tão grande amor.

Venha fazer parte desta família e ser também herdeiro deste Pai Perfeito e co-herdeiro com este Filho maravilhoso!

0 comentários:

Postar um comentário

Espaço de reflexão psicoteológica, visando a saúde dos relacionamentos e o fortalecimento da família!